sexta-feira, 16 de abril de 2010

A MÚSICA EXPRESSA A ALMA DE UM POVO

A música reflete o momento de um povo. Assim como os políticos são reflexo da sociedade, a música retrata o espírito de um povo. As letras e os rítmos embalam um momento histórico de uma comunidade.

Infelizmente o povo antigo não deixou gravado em Cds seus rítmos, mas muitos cânticos antigos foram preservados para revelar a posteridade o que falava a alma do povo de um certo período e de uma certa época.

Recomendo aos colegas que para conhecer a alma do povo de Israel nos tempos imemoráveis antes de Cristo, leiam dois livros em específico da Bíblia:

SALMOS; O maior livro da Bílbia contém 150 capítulos e retrata a espiritualidade do povo de Israel, a maioria dos capítulos foram escritas por Davi e descreve as orações deste rei. O Salmos era um livro de cânticos da antiguidade e até hoje em comunidades judaicas e cristãs são entoados hinos com as letras dos Salmos.

CÂNTICOS DOS CÂNTICOS: Este livro da Bíblia foi escrito por outro rei, o sábio Salomão, neste livro é retratado o amor matrimonial. Isso mostra como a estrutura familia dos israelitas era sólida e como eles valorizavam a união entre o casal. Apensar do povo judeu permitie em seu código civil a poligâmia e o próprio Salomão ser um grande expoente desta prática, neste livro de Cânticos Salomão enobre o amor por uma só mulher e de uma mulher por um único homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário