quinta-feira, 8 de abril de 2010

LUNDU

LUNDU

No século XVIII uma música de orgiem africana passou a ser considerada um dos primeiros ritmos genuinamente brasileiro. Inicialmente, este som era ouvido nas senzalas e depois passava a ser cantada nas ruas chegando até os palácios. Mas devido a sua origem africana não era muito prestigiada, sendo então modificada e passou a se chamar lundu-canção, agora já com traços da burguesia brasileira, isso se passava pelos anos de 1820. Contudo a influência burguesa foi tão acentuada que a coreografia e instrumentos musicais usados nas batidas com a viola e o violão, foram substituídos pelos pianos de salões e a musicalidade do lundu sumiu.



O lundu veio a deixar a herança na cultural musical do Brasil na forma atual do CHORINHO, que é uma mistura de batuques africanos e ritmos portugueses. Um marco deste estilo foi o lundu de salão intitulado “Lá no Largo da Sé”, de Cândido Inácio da Silva. Mario de Andrade em suas pesquisas sobre a música brasileira original considerou o lundu como o maior ícone da manifestação de nacionalidade.

O lundu misturou as batidas de Angola com os timos portugueses e teve varias censuras devido o seu caráter lascivo, umbigadas, reboladas e gestos que imitavam relação sexual. Das danças ibéricas, o lundu herdou o estalar dos dedos e o acompanhamento com o instrumento do bandolim. D. Manuel ainda fez censuras ao lundu por ser contrário aos bons costumes, pois as letras destas músicas tinha conotação sexual e com piadas jocosas. Seu sucesso e popularidade foi em parte obtido pelo seu aspecto humorístico.


Estudando a origem das danças de salões vemos que tanto o tango brasileiro com o argentino também tem raízes no lundu que era uma música característica de faixa portuária e casas de prostituições. No Brasil o lundu tornou-se choro, maxixe e posteriormente o samba.





Fonte:
http://pt.shvoong.com/humanities
www.montanheiro.com.br/
musicasparaenses.blogspot.com/2009/02/lundu-m...
dancasalaojoinville.com/blog/tag/lundu/

2 comentários:

  1. queria exemplos de musicas de lundoo e seus cantores e mais videos.
    esse site é rui mesmo caras!!!

    ResponderExcluir
  2. Queria que tivesse os instrumentos que usam para tocar lundu, e os cantores pois quem faz algum trabalho fica perdido

    ResponderExcluir